quarta-feira, 29 de abril de 2009

livro Química   A Ciência Central


Descrição.

Esta obra traz uma nova maneira de aprender química, que desmistifica o tema ao aproximá-lo da realidade do dia-a-dia e ao oferecer ferramentas de aplicação eficientes. É indicada para todos os estudantes de química geral, não só em cursos de química, mas também de física, engenharia e ciências biomédicas.


Informações

Nº de páginas: 61

Tamanho: 31,8 MB

Formato: pdf

Idioma: Português


Opções de Downloads;


2SHARED / SENDSPACE / BADONGO / MEGAUPLOAD / RAPIDSHARE

sexta-feira, 24 de abril de 2009

Untitled 1+copy Windows XP SP3 S/A SATA Seven 2009 em Português BR   Atualizado até 16 de Abril de 2009

Nota do autor:


“Esse é um XP SP3 baixado da TechNet, não foi feita nenhuma modificação, só acrescentados drivers e softwares que listo abaixo. Apesar de ser uma modificação com tema do W 7, atendendo a pedidos de vários técnicos (que tem que atender vários clientes), durante a instalação você escolhe se quer o visual do XP normal ou aplicar o tema Seven. Já esta com serial, mas precisa da assistência durante a instalação da rede e do tema. Recomendado tanto para PC como para Notebooks. Espero que gostem!”


Nota: Eu fiz alguns testes e achei excelente, instalação perfeita, recomendo.


Testado e Aprovado.


Arquivo - RAR/ISO

Tamanho - 1.15GB


Parte 01 - Parte 02 - Parte 03


Parte 04 -Parte 05 - Parte 06


Ativador

Download

1011160648%5B1%5D Microsoft Office Multi Linguagem Pack 2007   Português   PT

Os Microsoft Office Language Packs são suplementos que podem alterar toda a experiência de utilizador dos programas do Microsoft Office de 2007 permitindo o suporte de vários idiomas. Estão incluídos Menus/Interface de Utilizador, Ajuda, Dicionário, Dicionário de Sinónimos e Corrector Ortográfico. Além de aumentar a experiência de utilizador, é possível optar por utilizar aspectos individuais do language pack como, por exemplo, o corrector ortográfico para verificar a ortografia de um documento num idioma diferente do idioma predefinido no computador.


As ferramentas de verificação linguística de documentos do Office Language Pack permitem aos utilizadores efectuar a verificação linguística de documentos criados nos programas do Microsoft Office de 2007.


As ferramentas de verificação linguística de documentos incluem:


* Correctores ortográficos

* Verificadores de gramática e estilo

* Dicionário de sinónimos

* Dicionários de hifenização

* Listas de correcção automática

* Capacidades de sumário automático

* Dicionários de tradução

* Input Method Editors (IMEs) para idiomas do Leste Asiático


Com os Office Language Packs, os clientes podem alterar facilmente o idioma da interface do utilizador e das caixas de diálogo dos programas do Microsoft Office.


Altere o idioma da Interface do Utilizador nos seguintes programas do Microsoft Office system de 2007:


* Microsoft Office Access 2007

* Microsoft Office Excel 2007

* Microsoft Office Groove 2007

* Microsoft Office InfoPath 2007

* Microsoft Office OneNote 2007

* Microsoft Office Outlook 2007

* Microsoft Office PowerPoint 2007

* Microsoft Office Project 2007

* Microsoft Office Publisher 2007

* Microsoft Office SharePoint Designer 2007

* Microsoft Office Visio 2007

* Microsoft Office Word 2007


Parte 01

Download

Parte 02

Download

sexta-feira, 17 de abril de 2009

Maioridade Penal (por Rogério Ceni)



18 Anos de Histórias Inéditas da Marca da Cal Contadas por André Plihal

O maior ídolo da história do São Paulo Futebol Clube abre o jogo e revela histórias inéditas de sua carreira em seu aguardado primeiro livro, escrito em parceria com o jornalista André Plihal, dos canais ESPN. Em "Maioridade Penal - 18 Anos de Histórias Inéditas da Marca da Cal Contadas por André Plihal", o maior goleiro artilheiro do planeta revela detalhes nunca antes contados sobre sua trajetória vitoriosa no São Paulo, suas passagens pela seleção brasileira, as dificuldades da fase de jogador principiante, os técnicos e colegas que influenciaram sua formação, a sua personalidade forte e os fatos mais engraçados que vivenciou em 18 anos de futebol. São ao todo 57 histórias, acompanhadas por um caderno de fotos coloridas e um encarte com todas as camisas já usadas em jogos por Rogério.

quinta-feira, 16 de abril de 2009

Programação extrema (eXtreme Programming)



Programação extrema (do inglês eXtreme Programming), ou simplesmente XP, é uma metodologia ágil para equipes pequenas e médias e que irão desenvolver software com requisitos vagos e em constante mudança. Para isso, adota a estratégia de constante acompanhamento e realização de vários pequenos ajustes durante o desenvolvimento de software.

Os quatro valores fundamentais da metodologia XP são: comunicação, simplicidade, feedback e coragem. A partir desses valores, possui como princípios básicos: feedback rápido, presumir simplicidade, mudanças incrementais, abraçar mudanças e trabalho de qualidade.

Dentre as variáveis de controle em projetos (custo, tempo, qualidade e escopo), há um foco explícito em escopo. Para isso, recomenda-se a priorização de funcionalidades que representem maior valor possível para o negócio. Desta forma, caso seja necessário a diminuição de escopo, as funcionalidades menos valiosas serão adiadas ou canceladas.

A XP incentiva o controle da qualidade como variável do projeto, pois o pequeno ganho de curto prazo na produtividade, ao diminuir qualidade, não é compensado por perdas (ou até impedimentos) a médio e longo prazo.

Práticas

Para aplicar os valores e princípios durante o desenvolvimento de software, XP propõe uma série de práticas. Há uma confiança muito grande na sinergia entre elas, os pontos fracos de cada uma são superados pelos pontos fortes de outras.

Jogo de Planejamento (Planning Game): O desenvolvimento é feito em iterações semanais. No início da semana, desenvolvedores e cliente reúnem-se para priorizar as funcionalidades. Essa reunião recebe o nome de Jogo do Planejamento. Nela, o cliente identifica prioridades e os desenvolvedores as estimam. O cliente é essencial neste processo e assim ele fica sabendo o que está acontecendo e o que vai acontecer no projeto. Como o escopo é reavaliado semanalmente, o projeto é regido por um contrato de escopo negociável, que difere significativamente das formas tradicionais de contratação de projetos de software. Ao final de cada semana, o cliente recebe novas funcionalidades, completamente testadas e prontas para serem postas em produção.

Pequenas Versões (Small Releases): A liberação de pequenas versões funcionais do projeto auxilia muito no processo de aceitação por parte do cliente, que já pode testar uma parte do sistema que está comprando. As versões chegam a ser ainda menores que as produzidas por outras metodologias incrementais, como o RUP.
Metáfora (Metaphor): Procura facilitar a comunicação com o cliente, entendendo a realidade dele. O conceito de rápido para um cliente de um sistema jurídico é diferente para um programador experiente em controlar comunicação em sistemas em tempo real, como controle de tráfego aéreo. É preciso traduzir as palavras do cliente para o significado que ele espera dentro do projeto.

Projeto Simples (Simple Design): Simplicidade é um princípio da XP. Projeto simples significa dizer que caso o cliente tenha pedido que na primeira versão apenas o usuário "teste" possa entrar no sistema com a senha "123" e assim ter acesso a todo o sistema, você vai fazer o código exato para que esta funcionalidade seja implementada, sem se preocupar com sistemas de autenticação e restrições de acesso. Um erro comum ao adotar essa prática é a confusão por parte dos programadores de código simples e código fácil. Nem sempre o código mais fácil de ser desenvolvido levará a solução mais simples por parte de projeto. Esse entendimento é fundamental para o bom andamento do XP. Código fácil deve ser identificado e substituído por código simples.

Time Coeso (Whole Team): A equipe de desenvolvimento é formada pelo cliente e pela equipe de desenvolvimento.
Testes de Aceitação (Customer Tests): São testes construídos pelo cliente e conjunto de analistas e testadores, para aceitar um determinado requisito do sistema.

Ritmo Sustentável (Sustainable Pace): Trabalhar com qualidade, buscando ter ritmo de trabalho saudável (40 horas/semana, 8 horas/dia), sem horas extras. Horas extras são permitidas quando trouxerem produtividade para a execução do projeto. Outra prática que se verifica neste processo é a prática de trabalho energizado, onde se busca trabalho motivado sempre. Para isto o ambiente de trabalho e a motivação da equipe devem estar sempre em harmonia.

Reuniões em pé (Stand-up Meeting): Reuniões em pé para não se perder o foco nos assuntos, produzindo reuniões rápidas, apenas abordando tarefas realizadas e tarefas a realizar pela equipe.

Posse Coletiva (Collective Ownership): O código fonte não tem dono e ninguém precisa solicitar permissão para poder modificar o mesmo. O objetivo com isto é fazer a equipe conhecer todas as partes do sistema.

Programação em Pares (Pair Programming): é a programação em par/dupla num único computador. Geralmente a dupla é formada por um iniciante na linguagem e outra pessoa funcionando como um instrutor. Como é apenas um computador, o novato é que fica à frente fazendo a codificação, e o instrutor acompanha ajudando a desenvolver suas habilidades. Desta forma o programa sempre é revisto por duas pessoas, evitando e diminuindo assim a possibilidade de erros (bugs). Com isto busca-se sempre a evolução da equipe, melhorando a qualidade do código fonte gerado.

Padrões de Codificação (Coding Standards): A equipe de desenvolvimento precisa estabelecer regras para programar e todos devem seguir estas regras. Desta forma parecerá que todo o código fonte foi editado pela mesma pessoa, mesmo quando a equipe possui 10 ou 100 membros.

Desenvolvimento Orientado a Testes (Test Driven Development): Primeiro crie os testes unitários (unit tests) e depois crie o código para que os testes funcionem. Esta abordagem é complexa no início, pois vai contra o processo de desenvolvimento de muitos anos. Só que os testes unitários são essenciais para que a qualidade do projeto seja mantida.

Refatoração (Refactoring): É um processo que permite a melhoria continua da programação, com o mínimo de introdução de erros e mantendo a compatibilidade com o código já existente. Refabricar melhora a clareza (leitura) do código, divide-o em módulos mais coesos e de maior reaproveitamento, evitando a duplicação de código-fonte;

Integração Contínua (Continuous Integration): Sempre que produzir uma nova funcionalidade, nunca esperar uma semana para integrar à versão atual do sistema. Isto só aumenta a possibilidade de conflitos e a possibilidade de erros no código fonte. Integrar de forma contínua permite saber o status real da programação.

Vale do Silício


Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

San Jose, auto-proclamada Capital do Vale do SilícioO Vale do Silício, na Califórnia, nos EUA (em inglês Silicon Valley), é uma região na qual está situado um conjunto de empresas implantadas a partir da década de 1950 com o objetivo de gerar inovações científicas e tecnológicas, destacando-se na produção de Chips, na eletrônica e informática.

O Vale do Silício abrange várias cidades do estado da Califórnia, ao sul de São Francisco, como Palo Alto e Santa Clara, estendendo-se até os subúrbios de San José.

A industrialização dessa região teve início nos anos 90, mas o impulso para o seu desenvolvimento se deu com a Segunda Guerra Mundial e principalmente durante a Guerra Fria, devido à corrida armamentista e aeroespacial. Foram as indústrias eletrônicas do Vale do Silício que forneceram transistores para mísseis e circuitos integrados para os computadores que guiaram as naves Apollo. Muitas empresas que hoje estão entre as maiores do mundo foram gestadas na região: Apple, Altera, Google, NVIDIA Corporation, Electronic Arts, Symantec, Advanced Micro Devices (AMD), eBay, Maxtor, Yahoo!, Hewlett-Packard (HP), Intel, Microsoft (hoje está em Redmond, próximo a Seattle), entre muitas outras.

Vale do Silício Brasileiro
A cidade de Campinas em São Paulo , é conhecida como "Vale do Silício Brasileiro" , graças às empresas high tech, onde estão presentes unidades de 32 das 500 maiores empresas do mundo desse ramo, como a Lucent Technologies, IBM, Compaq e Hewlett-Packard (HP)[1].

O estado de Santa Catarina também é conhecido como polo da informação; as cidades de Blumenau, conhecida como Vale do software, Florianópolis e Joinville são centros tecnológicos consolidados. Blumenau possui mais empresas nessa área que padarias, Florianópolis também caminha para o mesmo caminho, e Joinville já é mestre em produzir e exportar batendo produtos nacionais e internacionais. Joinville, Blumenau e Florianópolis têm 1,5 mil empresas de software e se destacam por sediar cerca de 20% das empresas de software do Brasil.

RenderMan



Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

RenderMan Interface Specification (RISpec) é uma API desenvolvida pela Pixar para descrever cenas tri-dimensionais e convertê-las em imagens digitais de alta qualidade. Ele especifica um protocolo de comunicação (ou interface) entre os programas de modelagem e os renderizadores capazes de produzir imagens de qualidade fotorealística. RenderMan também é parte do nome de um pacote de software de renderização desenvolvido pela Pixar, que implementa esta API. Normalmente é utilizado para criar efeitos visuais digitais para filmes recentes de Hollywood, como The Lord of the Rings: The Fellowship of the Ring.

Força capitão!!! Torcemos por você!!!!

quarta-feira, 15 de abril de 2009

Aprenda a trabalhar com gráficos no Excel



O Excel pode ser uma dor de cabeça para muitos. Parece até uma fobia com o programa, por conta de todas aquelas células na planilha. Talvez tenha a ver com a matemática também, quem sabe.

A grande coisa é: o programa do Office ajuda você de forma surpreendente, é só não ter medo dele e aprender a mexer nele. Agora, imagina o que você pode fazer quando começa a pegar mais "manhas"?

Se você já está em um nível um pouco mais avançado, a Microsoft oferece um hotsite com dicas de como trabalhar com gráficos, elementos gráficos e outros objetos. O passo-a-passo da equipe do aplicativo serve para o Excel 2003, 2000 e 2002.



Criando gráficos

Para criar e personalizar um gráfico ao mesmo tempo, selecione os dados que deseja apresentar e clique em Assistente de Gráfico na barra de ferramentas Padrão.
Para criar um gráfico imediatamente, selecione os dados que deseja apresentar e pressione F11 ou ALT+F1.
Alterar o tipo do gráfico é uma tarefa fácil. Clique com o botão direito do mouse no gráfico e, em seguida, clique em Tipo de Gráfico.
Ao alterar o tipo de gráfico, para manter a formatação personalizada, desmarque a caixa de seleção Formatação Padrão na guia Tipos Padrão.
Para alterar o tipo de gráfico para apenas uma série de dados, selecione-o e clique em Tipo de Gráfico no menu Gráfico. Verifique se a caixa de seleção Aplicar à Seleção está marcada.

Gráfico

Clique duas vezes em um trecho do gráfico para abrir a caixa de diálogo Formatar referente a esse objeto.
Altere o ponto em que o eixo das categorias e o eixo dos valores se cruzam clicando duas vezes no eixo das categorias (ou no eixo dos valores). Na guia Escala, altere o número na caixa Eixo das categorias (X) cruza em (ou na caixa Eixo dos valores (Y) cruza no nº da categoria).
Você pode mover ou redimensionar a área de plotagem de um gráfico. Arraste sua borda para movê-lo, ou arraste uma alça de seleção para alterar o tamanho.
Para alterar a sobreposição entre as barras ou colunas, selecione-as e clique em Série de Dados Selecionada no menu Formatar. Na guia Opções, altere a porcentagem na caixa Sobreposição.
Quando você usar as teclas de direção para percorrer a caixa Objetos Gráficos, na barra de ferramentas Gráfico, o item correspondente no gráfico será selecionado.

Marcadores de dados, rótulos de dados e texto

Na maioria dos gráficos, é possível formatar um marcador de dados individual. Clique no marcador até ele se tornar o único item selecionado e, em seguida, clique em Ponto de Dados Selecionado no menu Formatar.
Para selecionar um único marcador de dados, clique uma vez para selecionar a série de dados e clique novamente para selecionar o marcador de dados.
Você pode rotular todos os pontos de uma série de dados. Selecione a série de dados, clique em Série de Dados Selecionada, no menu Formatar, e selecione as opções de rótulo na guia Rótulos de Dados.
Você pode reposicionar os rótulos de dados selecionados automaticamente. Clique em Rótulos de Dados Selecionados, no menu Formatar, e selecione as opções desejadas na guia Alinhamento.
Se os rótulos de dados se sobrepuserem, você poderá arrastá-los para outro local ou escolher um tamanho de fonte menor na caixa Tamanho da Fonte na barra de ferramentas Formatação.
Para corrigir rótulos truncados em um eixo, clique neles duas vezes e altere o ângulo de rotação na guia Alinhamento. Se for um ângulo de 0, 90 ou -90 graus, haverá quebra de texto.
Para usar cores distintas em cada marcador de uma série de dados selecionada, clique em Série de Dados Selecionada no menu Formatar. Na guia Opções, marque a caixa de seleção Variar cores por ponto.
Quando você clica no botão Ortografia para verificar a ortografia em um gráfico, todo o texto que não está vinculado à planilha é verificado.

Desenhos e diagramas

Clique com o botão direito do mouse em qualquer objeto para exibir um menu de atalho com comandos úteis a esse objeto.
Traga um objeto para o primeiro plano ou envie-o para o plano de fundo. Para isso, clique com o botão direito do mouse no objeto, aponte para Ordem no menu de atalho e, em seguida, clique em Trazer para Frente ou Enviar para Trás.
Agrupe ou desagrupe os objetos para trabalhar com eles mais facilmente. Clique com o botão direito do mouse nos objetos selecionados, aponte para Agrupamento e clique em Agrupar, Desagrupar ou Reagrupar.
Para desenhar linhas, retângulos, arcos e polígonos em uma planilha ou em um gráfico, use os botões da barra de ferramentas Desenho.
Para desenhar vários objetos seguidos, clique duas vezes em um botão de desenho da barra de ferramentas Desenho. Depois de desenhar os objetos, pressione ESC.
Para manter as proporções de um objeto ao desenhá-lo ou redimensioná-lo, mantenha a tecla SHIFT pressionada ao arrastar um canto do objeto.
Para desenhar uma seta ou linha que seja totalmente horizontal ou vertical, ou em um ângulo de 45 graus, mantenha a tecla SHIFT pressionada ao desenhar.
Para desenhar um quadrado perfeito, mantenha a tecla SHIFT pressionada ao desenhar o retângulo.
Para desenhar círculos ou segmentos de círculos com perfeição, mantenha a tecla SHIFT pressionada ao desenhar formas ovaladas ou arcos.
Você pode colar uma imagem de uma célula, de um gráfico ou de um objeto gráfico em outro aplicativo. Selecione-a e mantenha a tecla SHIFT pressionada ao clicar em Copiar Imagem no menu Editar.

Nokia prestes a fazer acordo para produzir netbooks?



E lá vamos nós. Mais uma vez, um rumor aponta para a possibilidade da Nokia entrar no tentador mercado de netbooks (e quem não quer?). De acordo com site Ubergizmo, uma fabricante de Taiwan estaria conversando com a empresa finlandesa para lançar um notebook pequeno, completo com uma data para selar o negócio.



A empresa em questão seria a Elitegroup Computer Systems (ECS) e a conversa deverá ser iniciada antes que o trimestre acabe (ou seja, até junho). Só resta saber se a Nokia colocaria o Symbian (sistema Operacional utilizado pela Nokia em seus aparelhos celulares) nesses netbooks - o que não seria lá uma boa idéia, convenhamos.

Em três estados serviços de acesso à internet serão isentos de ICMS

Evelin Ribeiro, repórter do IDG Now!
15-04-2009

Operadoras do Distrito Federal, Pará e São Paulo podem ter planos de banda larga de R$ 30 com isenção de ICMS, afirma Reuters

Serviços de 'internet popular' serão isentos do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). A medida realizada pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz), ligado ao Ministério da Fazenda, visa a promover o acesso à internet de baixo custo.
A isenção, por enquanto, será válida apenas para os estados de São Paulo, Pará e Distrito Federal, segundo informa a agência Reuters. Ainda não se sabe quando as operadoras começarão a oferecer o serviço, que deve ter custo máximo de 30 reais, com modem incluso.
Durante um evento de telecomunicações realizado em São Paulo na terça-feira (14/04), o presidente da Telefônica, Antônio Carlos Valente, declarou que a operadora já prepara desde o ano passado um plano um pouco melhor que a velocidade do acesso discado para atender o preço máximo exigido para obter a isenção.
Eduardo Parajo, presidente da Associação Brasileira dos Provedores de Acesso, Serviços e Informações da Rede Internet (Abranet), afirma que a entidade já reclamava há muito tempo da tributação, que representa uma parcela significativa do custo final para serviços de internet.
"Esperávamos que o incentivo fosse um pouco mais amplo. Mas ficamos contentes, pois é um primeiro passo, seguindo as tendências de desoneração realizada em outros países", disse. Parajo afirma que inicialmente não haverá nenhuma redução no custo para os provedores de acesso, pois a medida só cobre os usuários finais.
"Para nós é importante também porque se o custo para o usuário final diminui, significa podermos atender um público maior, que não poderia ter acesso à banda larga antes", completou o executivo. Pajero estima que o ICMS represente em alguns estados até 30% do valor final de um plano de acesso à internet.

terça-feira, 14 de abril de 2009

Carta aberta ao substituto de nosso ídolo



Caro Bosco,

Existem situações na vida que nos pegam totalmente de surpresa e tenho certeza que o que aconteceu ontem foi uma dessas. Infelizmente um momento de tristeza para um dos maiores ídolos da história de nosso time, pode se tornar o momento de sua consagração.

Entre nós, torcedores, todos ficam empolgados com sua alegria e disposição em prol dos companheiros de time, sendo que nós o chamamos, carinhosamente, de pulador oficial de placas de publicidade, pois sempre é um dos primeiros a ir comemorar os gols do nosso esquadrão, junto com o restante do time "titular".

E por sabermos que você trabalha com afinco, honra as três cores mais bonitas do futebol mundial, temos certeza que você fará o possível e o impossível para cumprir com perfeição a missão que lhe foi imposta. Ironia do destino, mas a contusão (séria) de nosso capitão, pode (e vai) criar um novo ídolo na galeria imortal de ídolos do São Paulo Futebol Clube.

Issó só pode ser por você ser uma pessoa predestinada, o que, em teologia seria "Determinação de Deus de conduzir seus eleitos à vida eterna!" E, com certeza você é um predestinado, é uma pessoa que agrega muito ao São Paulo Futebol Clube e chegou a hora de fazer parte desta história.

Certamente é um momento de superação. Não só para ti, mas para todo elenco sãopaulino. Mas nestes momentos que separam-se os homens de meninos. É a hora de vestir a camisa, suar sangue se for necessário e preparar para atingir todos os objetivos traçados no início do ano, superando toda e qualquer adversidade.

Já tivemos King, Poy, Sérgio, Valdir Perez, Zetti e Rogério Ceni, entre tantos outros, fechando nosso gol. E agora chegou a hora de gravar seu nome na nossa história! De ter a sua foto em nosso memorial, certamente com defesas maravilhosas e conquistando tudo o que foi preparado para você.

Faça aquilo que sabe e nós estaremos do teu lado.

Ajude a trazer estes títulos pelo seu companheiro Rogério, por toda torcida sãopaulina, mas principalmente por você!

Chegou a sua hora!

Nós confiamos em ti!

Ao nosso ídolo maior nos resta torcer e desejar uma feliz recuperação e um breve regresso ao maior e mais querido do mundo.



Saudações Tricolores!

sexta-feira, 3 de abril de 2009

Robôs cientistas conseguem pensar sozinhos

02/04/09 - 18:12

LONDRES (Reuters) - Cientistas, cuidado. Os robôs podem substituí-los. Duas equipes de pesquisadores anunciaram nesta quinta-feira a criação de máquinas que podem raciocinar, formular teorias e descobrir conhecimento científico por conta própria, num grande avanço no campo da inteligência artificial.

Tais robôs-cientistas podem ser colocados para destrinchar complexos sistemas biológicos, criar novos medicamentos, estabelecer modelos do clima global ou compreender o cosmo. Por enquanto, porém, realizam tarefas bem mais modestas.

Ross King e seus colegas da Universidade Aberystwyth, no País de Gales, criaram um robô chamado Adam (Adão), capaz não só de realizar experimentos sobre o metabolismo do fermento, mas também de raciocinar sobre os resultados e planejar a próxima experiência.

É o primeiro exemplo mundial de uma máquina que fez uma descoberta científica independente -- no caso, sobre a composição genética do fermento de padeiro.

"Por conta própria, ele pode pensar em hipóteses e então fazer experimentos, e verificamos que ele obteve os resultados corretos", disse King à Reuters.

"As pessoas vêm trabalhando nisso desde a década de 1960. Quando enviamos robôs a Marte pela primeira vez, elas realmente sonhavam em robôs fazendo suas próprias experiências em Marte. Após 40 ou 50 anos, agora temos a capacidade de fazer isso."

O próximo robô, Eve (Eva), terá muito mais capacidade "cerebral" e servirá para a criação de novos remédios.

King espera que seu uso no processo de peneirar dezenas de milhares de compostos para possíveis novas drogas será de particular valia na busca por tratamentos para doenças tropicais negligenciadas, como a malária.

O pesquisador publicou os resultados na revista Science, junto com um segundo estudo de Hod Lipson e Michael Schmidt, da Universidade Cornell (Nova York), que desenvolveram um programa de computador capaz de estipular as leis fundamentais da física que estão por trás do movimento de um duplo pêndulo.

Só mastigando os números -- e sem qualquer instrução prévia a respeito da Física -- a máquina da Cornell conseguiu decifrar as leis do movimento de Isaac Newton e outras propriedades.

Lipson não acha que os robôs venham a tornar os cientistas obsoletos, mas acredita que eles podem poupar grande parte do trabalho rotineiro nos laboratórios.

"Um dos maiores problemas na ciência hoje é encontrar os princípios subjacentes nas áreas onde há muitos e muitos dados", disse ele a jornalistas. "Isso pode ajudar na aceleração do ritmo em que podemos descobrir os princípios científicos por trás dos dados."

(Reportagem adicional de Stuart McDill)