quinta-feira, 16 de abril de 2009
Vale do Silício
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
San Jose, auto-proclamada Capital do Vale do SilícioO Vale do Silício, na Califórnia, nos EUA (em inglês Silicon Valley), é uma região na qual está situado um conjunto de empresas implantadas a partir da década de 1950 com o objetivo de gerar inovações científicas e tecnológicas, destacando-se na produção de Chips, na eletrônica e informática.
O Vale do Silício abrange várias cidades do estado da Califórnia, ao sul de São Francisco, como Palo Alto e Santa Clara, estendendo-se até os subúrbios de San José.
A industrialização dessa região teve início nos anos 90, mas o impulso para o seu desenvolvimento se deu com a Segunda Guerra Mundial e principalmente durante a Guerra Fria, devido à corrida armamentista e aeroespacial. Foram as indústrias eletrônicas do Vale do Silício que forneceram transistores para mísseis e circuitos integrados para os computadores que guiaram as naves Apollo. Muitas empresas que hoje estão entre as maiores do mundo foram gestadas na região: Apple, Altera, Google, NVIDIA Corporation, Electronic Arts, Symantec, Advanced Micro Devices (AMD), eBay, Maxtor, Yahoo!, Hewlett-Packard (HP), Intel, Microsoft (hoje está em Redmond, próximo a Seattle), entre muitas outras.
Vale do Silício Brasileiro
A cidade de Campinas em São Paulo , é conhecida como "Vale do Silício Brasileiro" , graças às empresas high tech, onde estão presentes unidades de 32 das 500 maiores empresas do mundo desse ramo, como a Lucent Technologies, IBM, Compaq e Hewlett-Packard (HP)[1].
O estado de Santa Catarina também é conhecido como polo da informação; as cidades de Blumenau, conhecida como Vale do software, Florianópolis e Joinville são centros tecnológicos consolidados. Blumenau possui mais empresas nessa área que padarias, Florianópolis também caminha para o mesmo caminho, e Joinville já é mestre em produzir e exportar batendo produtos nacionais e internacionais. Joinville, Blumenau e Florianópolis têm 1,5 mil empresas de software e se destacam por sediar cerca de 20% das empresas de software do Brasil.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário