Campeão da F-1 será o que vencer mais corridas
Pontuação não muda, mas só decide título se pilotos empatarem nas vitórias
Em 2008, Massa teria sido campeão mundial caso novo sistema tivesse valido (Crédito: Divulgação/Ferrari)
LANCEPRESS! A Federação Internacional de Automobilismo (FIA) aprovou nesta terça-feira, já para a temporada deste ano, a maior alteração já vista no regulamento desportivo em 60 anos na Fórmula 1: conforme desejava o detentor dos direitos comerciais da categoria, Bernie Ecclestone, o campeão mundial será o que somar mais vitórias ao longo da temporada, independentemente da pontuação alcançada. Entretanto, as vitórias decidirão apenas o campeão, com a pontuação de 10, 8, 6, 5, 4, 3, 2 e 1 ponto para os oito primeiros colocados em cada corrida mantida para decidir as demais posições no campeonato. Em caso de empate entre dois ou mais pilotos no número de vitórias, aí sim a maior pontuação decidirá o campeão.
Caso este novo sistema tivesse sempre vigorado na Fórmula 1, em 13 campeonatos o título teria mudado de mãos. No ano passado, por exemplo, Felipe Massa teria sido o campeão mundial. Por outro lado, pilotos como Nelson Piquet não teriam nenhuma conquista na categoria.
Outra medida importante decidida na reunião do Conselho Mundial foi a adoção de um teto orçamentário de 30 milhões de libras por temporada (cerca de R$ 95 milhões). Entretanto, a regra, válida para 2010, não é obrigatória. Quem não aceitar o teto e quiser gastar mais, será obrigado a usar algumas importantes peças padronizadas como assoalho, câmbio e Kers (sistema de recuperação de energia cinética). Por outro lado, quem adotar o teto, não ficará sujeito a algumas limitações, como congelamento de motores, por exemplo.
Além disso, os testes sofrerão uma limitação ainda maior. Do período entre a última etapa da temporada (Abu Dhabi, dia 1º de novembro) até o fim deste ano, os times serão autorizados a fazer apenas três dias de testes e com pilotos que tenham andado menos de quatro dias de treinos nos dois anos anteriores.
A partir de 2010, os testes em circuitos estarão proibidos e as equipes poderão realizar apenas oito dias de experimentos aerodinâmicos em linha reta ou em curvas de raio constante durante o ano, incluindo o período do Mundial. Entretanto, tais locais de testes precisam ser aprovados pela FIA.
terça-feira, 17 de março de 2009
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