sexta-feira, 27 de março de 2009

O beabá básico do computador

Um guia explicativo para você entender cada parte do seu computador
Por Carolina Mouta • 25/03/2009

Coisinha complicada é o computador. Quando ele funciona direito é o nosso melhor amigo. Mas quando inventa de emperrar, ficar lento ou pifar é pior do que homem que não quer discutir a relação: a gente tem vontade de pular no pescoço. Principalmente, porque não entende qual é o problema. O que é memória RAM? Pra que serve esse raio de processador? Como assim tem que trocar o HD? Calma. A gente preparou um guia explicativo para a paz voltar a reinar na sua vida.

Processador

Ele é o cérebro do computador. É formado por chips responsáveis pelas instruções que resultam em todas as tarefas da máquina. "É ele quem faz as contas, quem transforma as informações, quem decide", explica Danielle Fonseca, professora da faculdade de Engenharia da Computação da Universidade Federal do Pará.

Hard Disk (HD)

No HD (ou disco rígido) são armazenados os dados - sim, isso inclui os seus arquivos pessoais. Além de documentos, fotos, vídeos, o HD comporta os dados do sistema operacional - sem o qual você não conseguiria utilizar o computador. Existem HDs internos, fixos, e externos, que você pode levar para cima e para baixo e conectar ao computador apenas quando precisa. "Eles podem ser removidos das máquinas com muita facilidade", observa Danielle. É uma ótima sugestão para quem precisa trabalhar em outras máquinas, com grandes volume de dados.

Memória

Indispensável ao funcionamento do micro, a memória é a responsável pelo armazenamento de dados temporários - só enquanto a máquina está ligada - e instruções. Para que o processador execute as tarefas, ele busca nesta memória todas as informações necessárias. "Quando você dá um clique em um ícone para abrir um programa, este é carregado do disco rígido para a memória RAM e então o processador busca nela as instruções a serem processadas", explica a professora.

Placa-mãe

De nada adianta processador, HD e memória se o computador não tiver a placa-mãe. Este componente gerencia e integra todas as partes do computador. "Ela transporta os dados de um componente para outro, fazendo a interconexão que resulta no funcionamento da máquina", explica a especialista.

Bit

O bit é a menor unidade de informação que um computador pode armazenar em sistema binário. Cada oito bites se transformam em um byte. Para que você tenha uma idéia, cada caractere digitado corresponde a um byte. Ou seja, se você digita "rio", a máquina precisa de três bytes ou 24 bits para armazenar a palavra. E é por isso que precisamos de muitos, muitos bytes em nosso computador.

Componentes

Tem uma velha piada sobre as diferenças entre software e hardware que diz: "Hardware é a parte que você chuta. Software, a que você xinga". Pois componentes são aqueles itens que fazem você exclamar: "Olha que bonitinho". Eles variam de cor, de modelo, de design. E sim, têm importante papel para o uso da máquina. Quer exemplos?

Teclados - Responsáveis por permitir a digitação
Mouse - Auxilia a navegação
Monitor - É esta tela para onde você está olhando agora
Fonte de alimentação - Converte corrente elétrica alternada em corrente direta para alimentar a placa-mãe com energia. "A fonte de qualidade é essencial para manter bom funcionamento do equipamento", alerta Danielle.

Softwares

Computador montadinho, é hora de instalar os softwares (programas). Antes, você precisa escolher o sistema operacional que irá utilizar. Sem ele, não há como instalar os programas. A plataforma mais usada hoje em dia é o Windows, mas também existem o DOS e o Linux, só para citar alguns exemplos.

Os softwares são instalados de acordo com o propósito que o usuário irá dar à máquina. Se pretende escrever, vai precisar de um editor de textos como o Word; se quiser fazer cálculos irá necessitar do Excel e assim por diante. Existem inúmeros softwares no mercado, inclusive gratuitos para baixar na internet. O melhor a fazer é avaliar a sua necessidade e pesquisar o custo-benefício - sempre!

Um comentário:

  1. Sempre confundia hardware com software, mas meu professor me disse um conceito que hardware é o que você chuta e software é o que você xinga, nunca mais esquecí, valeu pela postagem, esclareu outras dúvidas que tinha.

    Patrícia Tavares - Goiania - Go

    ResponderExcluir