Por: gsakurai@idg.com.br
A aceitação da tecnologia está apoiada especialmente na facilidade de implementação
A combinação de três fatores: economia, simplicidade e qualidade, pode ser associada ao uso de VoIP (Voz sobre IP). Economia ao diminuir os gastos em até 80%, se comparado com os valores de telefonia fixa. Simplicidade no ato de implementação e utilização do serviço, e qualidade ao garantir conexões e conversas praticamente no mesmo nível da telefonia tradicional.
É claro que a idéia de qualidade das ligações é proporcional ao serviço de banda larga utilizado, por conta do uso da internet como plataforma de transmissão das ligações. Semelhante ao que acontece quando uma página ou um download que ganha maior ou menor velocidade em função das condições e dos gargalos que podem surgir na internet em dado momento, o mesmo pode ocorrer com a voz transmitida pela web. Porém, em condições normais, a qualidade de voz do VoIP é semelhante a da telefonia convencional.
Um dos serviços de maior valor agregado e baixo custo do mercado VoIP é o Vono, criado pela GVT, que atingiu 90 mil linhas em uso no segundo trimestre deste ano. "Estamos em um ritmo de aceleração do crescimento e as novidades lançadas geram o ambiente necessário para manter e expandir a conquista de novos clientes que fazem amplo uso do serviço", afirma Ricardo Sanfelice, gerente de Marketing de produtos da GVT.
A cultura de utilização de serviços VoIP tem se expandido e ganha espaço nos segmentos doméstico e corporativo. "É possível dizer que temos uma cultura VoIP no Brasil, principalmente no campo corporativo, mas com uma boa presença no usuário comum", argumenta Vinicius Caetano, analista de telecomunicações da IDC.
Uso fácil
Essa cultura é fruto direto da facilidade de uso e da implementação fácil e rápida da tecnologia. Um usuário Vono, por exemplo, deve possuir um serviço de Internet de banda larga, na qual cada ligação ocupa 42 kbps de banda do seu acesso internet. E é possível instalar, sem ajuda de suporte, o serviço tanto em um telefone tradicional com adaptador, com o Vono Direto - utilização dos créditos do serviço em um telefone comum - e em um computador. No caso, o equipamento deve ter a configuração mínima de um Intel Pentium II, com 233 Mhz e memória de 64 MB de RAM, ter o Softfone instalado e um fone com conector P/PA.
Atualmente, um serviço como o Vono oferece facilidades como ligações grátis de Vono para Vono e tarifas locais para mais de 194 localidades no Brasil. Muita gente opta ainda pelo VoIP pelo seu baixo custo agregado, que pode chegar a 80% de economia, como acentua a GVT. "A economia, principalmente em chamadas de longa distância é um grande atrativo para o serviço", argumenta Eduardo Tude, presidente da consultoria Teleco.
Essa modalidade de utilização, as chamadas de longa distância, traz um componente associado: tornar possível um maior investimento nos negócios interestaduais para empresas que antes eram regionais, entre os fatores pelo alto custo das ligações na telefonia tradicional. "É uma grande vantagem para as corporações. Elas podem usar VoIP remotamente, independentemente do lugar no qual o usuário está. Um vendedor em viagem pode levar o serviço com ele", enumera Tude.
Vantagens de uso do Vono
* Fala de qualquer lugar - Com o Vono, o usuário tem tarifa de ligação local para 194 cidades Vono e fala de qualquer lugar do mundo com conexão de internet, usando até mesmo o celular
* Economia em DDD
* Qualidade garantida
* Escolha de diversas cidades no Brasil para ter seu número Vono
* Possibilita receber e fazer ligações por meio do computador, telefone fixo e celular
* Oferece ligações gratuitas
* Opção de planos especiais feitos sob medida para o perfil do usuário
segunda-feira, 16 de março de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário